Alecrim...

Poste aqui as mensagens sobre ervas medicinais e outras especiarias.

Alecrim...

Mensagempor Betto Eça em 15 Abr 2008, 12:18

Por falar em especiarias, vou portar aqui uma receita de molho de alecrim para acompanhamento de carnes brancas e saladas.
Experimentem, é uma loucura...
Vamos lá.
Ingredientes:
- 2 potes de iogurte natural
- 2 dentes de alho amassados
- 2 colheres (sopa) de alecrim fresco
- sal a gosto

Modo de Preparo:
Em uma tigela, coloque o iogurte, o alho, o alecrim e o sal. Misture até ficar homogêneo.

Gostaria que voces comentassem após experimentar.
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King

"ADOTE UM AVATAR, VAMOS DEIXAR O FORUM COM MAIS CALOR HUMANO" ;)
Betto Eça
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 23 Out 2007, 20:13

Betto

Mensagempor claudiotxr em 15 Abr 2008, 13:05

2 colheres de alecrim...são só as folhas?
Claudio Teixeira - Desterro - SC - Brazil

Regras para Pedido de sementes
viewtopic.php?f=6&t=7052
http://twitter.com/claudiotxr
claudiotxr
Usuário 7 Pot

Data de registro: 09 Dez 2006, 11:48

Cláudio...

Mensagempor Betto Eça em 15 Abr 2008, 14:28

claudiotxr escreveu:2 colheres de alecrim...são só as folhas?

São só as folhas mesmo.
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King

"ADOTE UM AVATAR, VAMOS DEIXAR O FORUM COM MAIS CALOR HUMANO" ;)
Betto Eça
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 23 Out 2007, 20:13

Re: Alecrim...

Mensagempor Sof em 05 Nov 2008, 20:57

Beto

vejo que vc gosta de usar Alecrim, além desta receita vi também uma sua de conserva que usa este tempero. Eu nunca usei em nenhum prato , por aqui não é muito comum. Se vc puder me enviar sementes pra que eu possa cultivar , agradeço muito.
:wasntme:
Paz e Bem
Sofia Goulart

meu blog: http://coisadesofia.blogspot.com/
meu diário: viewtopic.php?t=6066

"A única coisa necessária é estar perto de Jesus"
Sof
Usuário Jalapeño

Data de registro: 04 Nov 2008, 20:47

Mensagempor vera lucia monteiro em 06 Nov 2008, 15:19

Sof escreveu:Vera
que novidade :o , nunca ouvi disto por aqui, deve ser algo bem peculiar, assim q tiver deste tempero vou experimentar.
:*

Pois é Sof, existem muitos temperos que nós nem imaginamos que exista. Me envie MP com endereço que te mandoalgumas sementes de alecrim! :* :inlove: :inlove:
um abraço pantaneiro
"O prazer no trabalho aperfeiçoa a alma"(Aristóteles)
vera lucia monteiro
Usuário Cumari

Data de registro: 13 Ago 2008, 19:40

Mensagempor Sof em 12 Nov 2008, 15:39

Beto e Vera

eu encontrei alecrim para comprar aqui, são vendidos em maços (como salsinha), e o maço até é grande, como faço pra guardar ele???? com outros temperinhos geralmente eu corto e congelo, mas não sei se dá pra fazer o mesmo com o alecrim,e também não sei qual parte dele se aproveita :tmi: , se é todo ou só aqueles verdinhos q se desprendem. Podem me dar umas dicas??? :$
Paz e Bem
Sofia Goulart

Sof
Usuário Jalapeño

Mensagempor Yuiti Roberto Sakata em 12 Nov 2008, 19:33

Oi, Sofia!!!

O que tenho visto por aí para conservar o alecrim...é secar bem as folhas que se desprendem do galho e guardar em local seco e fresco dentro de sacos plásticos!!! Congelar...não sei bem se fica bom!!!
Como toda erva aromática...quando seca...perde um pouco o aroma!!!
Não sei se ajudei...quem sabe alguém pode ter outra opinião!!!

Abraços,

Yuiti Sakata
Yuiti Roberto Sakata
Usuário Malagueta

Data de registro: 30 Out 2008, 21:05

Mensagempor vera lucia monteiro em 12 Nov 2008, 19:35

Sof escreveu:Beto e Vera

eu encontrei alecrim para comprar aqui, são vendidos em maços (como salsinha), e o maço até é grande, como faço pra guardar ele???? com outros temperinhos geralmente eu corto e congelo, mas não sei se dá pra fazer o mesmo com o alecrim,e também não sei qual parte dele se aproveita :tmi: , se é todo ou só aqueles verdinhos q se desprendem. Podem me dar umas dicas??? :$

Oi Sof
Eu, particularmente, só uso as folhinhas e jogo fora o talo, deixe que elas sequem e guarde em um vidro e use como condimento seco. Se quiser pode guardar na geladeira, mas eles não aturam muito tempo, tem que enrolar em papel embrulho e depois por dentro de um saco plástico e guardar. E você pode utilizar estes galhinhos que você compra como mudas, é só fincá-los na terra que eles brotam...Bjus :* :inlove: :inlove:
um abraço pantaneiro
"O prazer no trabalho aperfeiçoa a alma"(Aristóteles)
vera lucia monteiro
Usuário Cumari

Data de registro: 13 Ago 2008, 19:40

Mensagempor Sof em 13 Nov 2008, 09:00

Yuiti
obrigada, é isso mesmo, a Vera recomendou o mesmo

Vera
como mudas??!!!!!!!!! :wasntme:
to correndo agora fincar eles na terra :D
vou guardar uns poucos pra tempero e usar todos os outros como mudas.
ele precisa de sombra no inicio, correto???

obrigada
VCS SÃO ÓTIMOS :clap: :inlove: :*
Paz e Bem
Sofia Goulart

Sof
Usuário Jalapeño

Mensagempor Adriana KR em 16 Nov 2008, 23:30

Betto Eça escreveu:
Sof escreveu:Beto
vejo que vc gosta de usar Alecrim, além desta receita vi também uma sua de conserva que usa este tempero. Eu nunca usei em nenhum prato , por aqui não é muito comum. Se vc puder me enviar sementes pra que eu possa cultivar , agradeço muito. :wasntme:

Sil, agora voce me pegou. :tmi: :lol:
Mas não bicho de 7 cabeças não...
Já está anotado, vou providenciar. ;)

Betto, nunca ouvi falar de sementes de alecrim. Como faço para obtê-las? Tenho várias mudas, mas todas feitas através de alporquia.
A princípio, sei que tudo tem semente, mas pra mim, algumas são novidade.
Abraços,
A oração é a força do homem e a fraqueza de Deus.
Minha filha : http://www.youtube.com/watch?v=AW_v4BOSEmo
Adriana KR
Usuário Cumari

Data de registro: 29 Mar 2008, 18:19

Mensagempor Noboru em 26 Nov 2008, 18:38

Eu tenho um pé de alecrim a bastante tempo, e nunca deu semente. Toda vez que alguém me pede uma muda, faço por estaquia, que pega muito facilmente. Flores ou sementes eu, sinceramente, não vi, a existência delas é uma novidade para mim.
Quanto ao uso do alecrim, eo o acho fantástico em carne de panela (acem, costela, rabada, etc.), ou em carnes de gosto acentuado como o cabrito. Eu uso com parcimonia pois o gosto é predominante, e a exemplo do coentro, nem todos apreciam.
Ajude a manter o fórum operando, veja como no seguinte tópico:
viewtopic.php?f=24&t=1019
Noboru
Usuário Rocotó

Data de registro: 05 Set 2008, 21:53

Mensagempor hcmello em 20 Jan 2009, 21:31

E eu que, um tempo atras, na faculdade, quando estava descobrindo o mundo das ervas e especiarias, comprei um pacotinho de alecrim desidratado. Usava em tudo, até no miojo (2 ou 3 folhinhas antes da água ferver)...

Voltei pra minha cidade só para descobrir que na casa da minha mãe haviam 2 vasos de alecrim "desse tamanho"... :D :D :rofl: :rofl:
Henrique C. Mello

"A humildade é uma virtude humilde: ela até duvida que seja uma virtude! Quem se gabasse da sua mostraria simplesmente que ela lhe falta."
hcmello
Usuário Cambuci

Data de registro: 16 Out 2008, 22:45

Mensagempor GisleneSoares em 01 Mar 2009, 22:18

Olá Pessoal!

Nunca dei sorte com pés de alecrim e não deu outra na minha ultima compra...
Faz um mes comprei uma muda grande e plantei com hortelã em uma floreira (fica no sol, veja foto) e esta semana ela secou!!! Comprei tb um vaso com várias ervas juntas, inclusive alecrim e este também secou (ficou na sombra)
Alguém sabe me explicar o que pode ter acontecido?
Alecrim Hortela [2fev2009].JPG
Floreira com Alecrim e Hortelã - 2 Fevereiro 2009
Gislene Soares

"A experiência é uma professora muito severa, pois primeiro ela aplica a prova, e só depois ensina a lição"
GisleneSoares
Usuário Jalapeño

Data de registro: 01 Fev 2009, 16:08

Mensagempor chefejulio em 05 Mar 2009, 00:04

Muito bom o molho Beto, eu achei muito bom tambem para comer com pão, eu fiz aqui em casa hoje para comer com um medalhão de frango e ficou uma delicia, mas acho que o segredo é fazer de um dia para o outro para intensificar o sabor do alecrim, pois eu fiz coisa de meia hora antes de comer e ficou muito "suave" para o meu paladar (gosto de coisas bem temperadas e pouco sal). Mesmo assim, vou fazer mais vezes. Obrigado. Estou testando um molho de alecrim feito na churrasqueira para comer com carne vermelha que me passaram, se for bom posto aqui. Um abraço !
______________________________________________________________________________________________________
"O que arde cura ! " - Vovó
chefejulio
Usuário Cambuci

Data de registro: 15 Ago 2008, 23:58

Mensagempor LINDOMAR MORAES em 13 Mar 2009, 12:44

Sof escreveu:Beto

vejo que vc gosta de usar Alecrim, além desta receita vi também uma sua de conserva que usa este tempero. Eu nunca usei em nenhum prato , por aqui não é muito comum. Se vc puder me enviar sementes pra que eu possa cultivar , agradeço muito.
:wasntme:

Oi sof, o alecrim pode ser usado para temperar aves, peixes, molhos de tomate, pizzas, carne de porco e mais alguma coisa que a criatividade permita usa-lo, usa-se apenas as folhinhas verdinhas, para guarda-lo você pode colocar em saco plástico bem fechado na geladeira, dura varios dias, congelar já não sei, mas pode-se testar. Espero ter ajudado.
LINDOMAR MORAES
Usuário Malagueta

Data de registro: 06 Mar 2009, 02:49

Mensagempor lucianaonofre em 01 Abr 2009, 11:10

Olá!

Onde poderíamos conseguir sementes?
Há uma variedade maravilhosa de espécies de alecrim.
Para mim é uma planta muito especial.

:)
Luciana Onofre

Campanha pelo Bem Viver: Seja leve e Zen!

Meu diário:

viewtopic.php?f=7&t=8775
lucianaonofre
Usuário Malagueta

Data de registro: 12 Mar 2009, 22:16

Mudas

Mensagempor Ronaldo Augusto Bauermann em 10 Abr 2009, 01:27

Caros amigos, lendo os post do pessoal vi que muita gente tem dificuldade de produzir mudas de alecrim, estou participando de um projeto em minha cidade, segue o link http://www.jornalnh.com.br/site/noticia ... 179273.htm, Extraçao de Oleos, é muito facil de produzir mudas.
Primeiro dica, encontrar uma matriz onde vc possa tirar algumas pontas.
Segundo dica, pode ser utilizado um enraizador.
Obs: Se tem melhor resultado do enraizador estaqueando em solos pobres, ex: turfa, e o substrato topstrato "nao tem adubo".
Utilizei bastante turfa, aconselho para é otimo para "enraizar coisas", utilizei enraizador 2000 ppm "talco".
* Na matriz vc corta as pontas com tamanho aproximado de 7 a 10 cm, na parte infeiror da ponta retira-se as folhas deixando aproximadamente 1 a 2cm, para poder estaquear, retirado as folhas, podemos utilizar o enraizador, aplica-se nessa parte em que limpamos, após isso estaqueamos. Nao e necessario utilizar o enraizador, mas nao garanto sucesso. Eu produzi mudas em banjedas de 200 celulas.
Alem de alecrim produzimos tb mudas de lavanda e capim cidro. A lavanda é o mesmo processo.
Atualmente estou com pouco tempo, mas quando conseguir postarei imagens passo a passo do processo.
Saudacoes.
Ronaldo Augusto Bauermann
Usuário Cumari

Data de registro: 12 Dez 2007, 13:20

Mensagempor Noboru em 12 Abr 2009, 11:23

Ronaldo,
Meus parabéns, grande contribuição.
Eu faço mudinhas de alecrim por estaquia, usando copinhos de água, com 60% de terra e 40% de substrato, na primeira semana eu não furo os copinhos, depois faço furos na base para a drenagem. As estacas são parecidas com a que você descreveu. É um método artesanal e a eficácia não é lá essas coisas. Da última vez, quando podei a planta, de umas 20 estaquinhas umas 10 ou 12 pegaram, mas foi o suficiente para distribuir para quem me pediu.
Quanto as sementes, como eu já escrevi lá em cima, tenho um pé já bem antigo de alecrim, mas nunca deu sementes.
[]s
N
Ajude a manter o fórum operando, veja como no seguinte tópico:
viewtopic.php?f=24&t=1019
Noboru
Usuário Rocotó

Data de registro: 05 Set 2008, 21:53

Mensagempor forbrig em 27 Abr 2009, 21:26

Pessoal;

eu sou suspeito em falar sobre ALECRIM, pois adoro o mesmo, e ultimamente tenho feito muito chá com alecrim tomando o mesmo gelado.
Tenho pé de alecrim com quase 2 m de altura, onde eu consigo tirar ramos e fazer espetinhos para grelhar alguns tipos de carne ou famblar em caçarolas grandes. Uma dica que a experiência me ensinou, nunca coloque água demais, ou melhor o alecrim prefere solos mais secos, ao contrário da hortela que prefere solos mais umidos. Sempre faço mudas dos ramos novos e a média de mudas que vingam é em torno de 60%.

abraços a todos Forbrig
forbrig
Usuário Cambuci

Data de registro: 07 Abr 2009, 09:58

Mensagempor forbrig em 27 Abr 2009, 21:27

Pessoal;

eu sou suspeito em falar sobre ALECRIM, pois adoro o mesmo, e ultimamente tenho feito muito chá com alecrim tomando o mesmo gelado.
Tenho pé de alecrim com quase 2 m de altura, onde eu consigo tirar ramos e fazer espetinhos para grelhar alguns tipos de carne ou famblar em caçarolas grandes. Uma dica que a experiência me ensinou, nunca coloque água demais, ou melhor o alecrim prefere solos mais secos, ao contrário da hortela que prefere solos mais umidos. Sempre faço mudas dos ramos novos e a média de mudas que vingam é em torno de 60%.

abraços a todos Forbrig
forbrig
Usuário Cambuci

Data de registro: 07 Abr 2009, 09:58

Próximo

Retornar para Ervas medicinais e especiarias